Uma das principais dificuldades que os profissionais liberais enfrentam é a administração da própria carreira e dos negócios, já que, infelizmente, o empreendedorismo ainda não faz parte da maioria das grades curriculares dos cursos de medicina e áreas correlatas.
Depois de formado, o médico terá de aprender a gerenciar sua clínica e investir no planejamento da própria carreira, especialmente em alternativas de renda para garantir qualidade de vida e sustentabilidade financeira a longo prazo e, em especial, para organizar sua vida após a aposentadoria.
Nesse sentido, o consórcio de imóveis se mostra uma ótima alternativa para atingir este e outros objetivos financeiros.
O que é um consórcio
Conhecido por ser uma associação de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou até governos com um objetivo comum, o consórcio foi criado na década de 1962, como consequência da instalação da indústria automobilística no Brasil.
A fim de adquirir veículos, mas sem acesso a crédito, funcionários do Banco do Brasil se uniram para formar um fundo de arrecadação de recursos para a aquisição de carros através de quotas.
Pratica que acabou sendo regulamentada e disseminada para outros tipos de bens.
Uma ideia criativa e com a cara do Brasil, o consórcio é uma excelente alternativa para quem quer investir em um produto sólido e seguro, especialmente com a atual restrição dos financiamentos.
Ao escolher investir em um consórcio imobiliário, você fará uma escolha bastante inteligente porque:
1- Irá adquirir disciplina financeira
É bastante comum observar que profissionais liberais, independente da área, pecam no controle de gastos. Por isso, constantemente se veem endividados, sem reservas para aposentadoria ou ainda desamparados em casos de acidentes que comprometam sua capacidade de trabalhar. Os médicos não são exceção.
Ao adquirir um consórcio, você assume o compromisso de arcar com as parcelas de um bem, disciplina esta que, além de resultar em um ativo ao final, poderá plantar as sementes para o importante hábito de poupar.
2 – Ajudará a planejar o futuro e a disciplinar os impulsos da recompensa imediata
Ao investir em consórcio, você deve estar ciente de que o retorno não é imediato. E assim, como para qualquer outro consorciado, você poderá ser contemplado com a carta de crédito na primeira ou na última parcela do grupo.
Apesar desse fato, o investimento apresenta diversas vantagens, uma vez que é possível diluir o custo do bem em diversas parcelas e, a partir da contemplação, garantir uma fonte adicional de renda com o aluguel do imóvel que poderá ser superior ao valor pago mensalmente.
3 – Dinheiro barato
O que é melhor: pagar aluguel enquanto poupa até ter um montante para comprar um imóvel à vista, ou fazer um financiamento?
Para diversos especialistas em educação financeira, a escolha mais recomendada é a primeira devido às taxas de juros praticadas em nosso país que encarecem demais os financiamentos, levando você a pagar diversas vezes o valor do bem, dependendo dos prazos e condições contratadas.
Mais uma vez o consórcio se sagra como uma ótima alternativa, já que as parcelas não embutem juros. Os consorciados pagam apenas taxas de administração, fundo de reserva e seguro, valores estes que são significativamente inferiores aos praticados pelas instituições financeiras e tornam o consórcio atrativo, por ser um dinheiro barato.
4 – Flexibilidade para pagamento
Apesar de ser um compromisso de longo prazo, o médico investidor pode adiantar parcelas ou ainda dar um lance para agilizar a contemplação da carta de crédito, sem grande burocracia.
Conte com a gente
Se você, médico, quiser saber ainda mais sobre este investimento que vai garantir um futuro mais tranquilo, conte com a Campinas Seguros. Há quase duas décadas no mercado, nascemos para oferecer à classe médica soluções para garantir o seu bem-estar.
Estamos à disposição para lhe orientar sobre este e outros investimentos e produtos, como seguros e educação financeira. Deixe-nos cuidar de você tão bem quanto você cuida de seus pacientes!