Há uma regra de ouro entre grandes mestres, uma verdade que une grandes sábios do Oriente e do Ocidente.
“Cave seu poço antes de ficar com sede”.
Os grandes mestres utilizam essa “máxima” basicamente para todos os desafios que vão enfrentar aqueles que nesta vida buscam mais serenidade e felicidade. Ou seja, todos nós.
Eles alertam que para todos os campos de nossa vida é melhor ter o poço antes da sede. Porque cavar o poço quando se está com sede pode ser muito difícil, e até impossível em certas ocasiões.
Mesmo sendo grandes sábios, eles sabem que a gestão material é uma parte fundamental para o bem viver.
E, mesmo que nunca tenham pensado nisso dessa forma, esse conselho serve perfeitamente para os que querem planejar minimamente a sua saúde financeira, seu patrimônio.
A Sede
Temos muitos tipos de sede.
Temos sede de conhecimento, sede de afeto e carinho, de reconhecimento pessoal e profissional. Temos sede de realização objetiva de nossos sonhos e desejos. Temos sede de conquistar nosso lugar no mundo e na vida.
Mas a pior sede é aquela que nos surpreende em meio ao deserto.
E nós sabemos quantos desertos precisamos atravessar nessa vida, enquanto cumprimos a nossa jornada em busca de nossas realizações.
De certa forma, poucos de nós temos uma forma disciplinada de planejar estrategicamente nossas conquistas, nossos patrimônios. Por isso, conhecer um pouco mais sobre as modalidades de consórcio e os benefícios que eles podem nos proporcionar é uma forma de cavar um poço muito importante, que pode nos abastecer a qualquer momento.
Hora certa: agora!
Ainda que o momento adequado para se cavar o poço seja muito antes da sede, também podemos nos propor a começar esse trabalho quando avistamos a possibilidade de uma seca eminente.
É mais ou menos o momento que atravessamos hoje no Brasil.
Temos muitas incertezas no ar.
A situação é instável e nem os melhores gurus da Economia podem afirmar categoricamente o que vai acontecer ao país nos próximos meses.
Podemos simplesmente ficar sentados olhando os acontecimentos, torcendo para que não pare de chover na nossa horta. Ou podemos, de forma eficientemente preventiva, começar a cavar o nosso poço.
Segurança na aplicação
As modalidades de consórcio hoje são muito seguras. Principalmente as oferecidas pela Campinas Seguros, que prima pela seleção criteriosa das companhias que oferecem esse tipo de parceria financeira.
Existe um pacote de vantagens que muitos de nós, por mais interessados que possamos ser, desconhecemos completamente.
Simplesmente porque não temos mesmo que entender de todos os assuntos.
Um contrato de consórcio pode nos ajudar a resolver pendências em financiamentos imobiliários, por exemplo, por uma das várias razões da instabilidade da Economia. Pode ser uma porta segura de saída para parcelas que vão se tornando inviáveis, dado o aumento dos juros.
E há ainda muitos outros benefícios.
É uma forma segura, tranquila e planejada de ir cavando um bom poço. E se a seca vier, estaremos preparados. Se não vier, teremos uma reserva extraordinária para melhorar ainda mais o nosso bem estar.
Você pode deixar seu comentário aqui neste Blog ou acessar algumas das linhas de comunicação deste portal para tirar as suas dúvidas.