Reforma previdenciária: e os médicos com isso?

Diante do déficit de R$ 149,2 bilhões, o que corresponde a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), e da expectativa de vida cada dia mais longa do brasileiro, a reforma da previdência está na pauta do Governo e do Congresso, a fim de que o atual sistema seja repensado.

Ainda não se sabe exatamente qual será a nova proposta aprovada pelos deputados e executivo federal, visto que o projeto definitivo com as mudanças ainda não foi apresentado ao público. O presidente Michel Temer (PMDB), no entanto, declarou nesta última semana que “os regimes da Previdência geral, dos servidores e até dos políticos, serão unificados”.

Além de não ter mais distinção entre gêneros (tanto homens quanto mulheres se aposentarão apenas aos 65 anos), a reforma da previdência poderá afetar ainda categorias que possuem direito adquirido – medida que poderá impactar a área médica diretamente, visto que os profissionais têm o benefício da aposentadoria especial depois de 25 anos de contribuição.

Planos de Previdência Privada

Como alternativa à aposentadoria ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o médico pode investir em uma previdência privada, modalidade que tem como objetivo auxiliar a construção de um patrimônio que será convertido em renda para o futuro.

Além de constituir uma fonte de renda adicional, complementando o teto do INSS, os planos de aposentadoria privada podem ser uma salvaguarda no caso de falência do sistema ou novas mudanças na legislação nos anos vindouros.

Alguns benefícios dos planos de Previdência Privada

Um dos grandes diferenciais da previdência é a possibilidade de resgate do investimento caso o beneficiário desista do plano, ao contrário do investimento no INSS. E a finalidade da previdência privada não precisa ser, especificamente, a aposentadoria. Pais podem optar pela modalidade para garantir, por exemplo, o pagamento da mensalidade de um curso universitário para os filhos.

É possível ainda escolher se a renda resultante da previdência privada será recebida por um determinado período, ou se será vitalícia. E, em caso de óbito, a família poderá receber o plano integralmente ou então o investimento pode ser revertido também em renda para os beneficiários do plano, que são indicados já no momento da contratação.

Para aderir a um plano de previdência privada, o profissional não precisa ter idade mínima ou mesmo comprovar renda. Também não há um valor previamente determinado. Se desejar, um beneficiário pode investir na modalidade apenas uma vez por ano, porém o retorno será proporcional ao período e aos valores de contribuição.

PGBL ou VGBL?

O investidor deve ficar atento, no entanto, à modalidade de plano que irá escolher. Existem atualmente dois produtos disponíveis no mercado: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

A primeira opção é indicada para quem declara o IR no modelo completo, já que o valor pago ao plano pode ser deduzido do Imposto de Renda, desde que o investimento represente até 12% da renda bruta anual do contribuinte. No entanto, o imposto sobre o PGBL é cobrado sobre o valor sacado.

Já o VGBL não permite abatimento no Imposto de Renda, mas o imposto cobrado incide apenas sobre os rendimentos do dinheiro investido.

Além do imposto, o investidor deve pagar ainda duas taxas: de carregamento, que resulta de cada aporte e de gestão financeira que é cobrada diariamente sobre o valor total da reserva e a rentabilidade informada é líquida, ou seja, com o valor da taxa de administração já debitado.

Como contratar seu Plano de Previdência Privada

Para encontrar as instituições credenciadas para oferecer planos de previdência privada, o médico pode acessar o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal que regulamenta o setor.

E com a Campinas Seguros, os profissionais da saúde encontram toda a orientação necessária para identificar qual plano se encaixa melhor na renda e objetivos do beneficiário e todas as informações para que você possa contratar um plano para garantir um futuro confortável e sem preocupações financeiras.

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: