O ano de 2016 está se encerrando e, a essa altura, já paramos para rever nossas conquistas, mapear nossos acertos e aprender com os erros cometidos.
Mais maduros e experientes que no ano anterior, estamos em melhores condições para alcançar objetivos ainda maiores nesse novo ano que se inicia em breve!
Infelizmente, nem sempre conseguimos atingir nossos objetivos e alcançar as metas traçadas no início de cada ano, mas isso, em princípio, não é um problema, pois não estamos realmente no controle de todas as variáveis da equação.
O importante é buscarmos aperfeiçoar os métodos utilizados e trabalharmos para alterar os maus hábitos e os maus comportamentos que nos atrapalharam durante o ano que passou.
Metas SMART
Uma das ferramentas disponíveis e bastante difundidas para nos auxiliar na consecução de nossos objetivos é o acrônimo SMART. Trata-se de um conjunto de características necessárias para a construção de objetivos realizáveis.
Supondo que sua família cresceu, um novo bebê nasceu e seu objetivo seja transportar toda sua família em segurança num carro maior.
Você decidiu por adquirir um automóvel, então seu objetivo é trocar de carro, mas só isso não resolve. Veja como isso funciona no modelo SMART:
Specific – Seja específico
“Specific” (Específicos): Os objetivos devem ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender (não devem ser generalistas). Devem compreender algo que possa ser claramente atingido.
Quero comprar um Honda HRV LX CVT 2017 na cor prata.
Measurable – Torne o objetivo mensurável
“Measurable” (Mensuráveis): Sendo os objetivos constituídos por desejos ou aspirações, devem ser passíveis de serem avaliados, através da definição de parâmetros (verificar se foram ou não atingidos).
O valor do bem é de R$ 84 mil e para chegar a isso ainda preciso de R$ 30 mil reais.
Attainable ou Achievable – Verifique se alcançável ou factível
“Attainable” ou “Achievable” (Alcançáveis): Os objetivos têm que ser alcançáveis. Este aspecto implica que os objetivos sejam propostos em consonância com todos os seus intervenientes, para que estejam motivados e compreenderem os objetivos, e como consequência, compreenderem as suas dificuldades. Devem ser definidos de modo congruente com o momento e os recursos.
Meu marido concorda com a necessidade do carro e está disposta a contribuir para a redução das despesas e aumento da nossa poupança, desde que por um período relativamente curto.
Realistics e Relevant – Verifique se é realista e relevante
“Realistics” (Realistas): Os objetivos devem ser tangíveis e realistas, deve existir a possibilidade de poderem vir a ser alcançados. “Relevant” (Relevantes): Só se faz planejamento de coisas importantes, portanto, o objetivo em questão precisa ser relevante para sua vida.
Preciso do carro para cumprir minha agenda e transportar minha família em segurança e a poupança necessária equivaleria a uma redução em 15% dos gastos mensais, que é factível dada nossa estrutura de gastos atual.
Time Bound – Defina prazos
“Time Bound” (Tempo): Os objetivos devem ser estabelecidos com um limite temporal bem definido (ou uma série de fases).
Nesse ritmo de poupança, a meta será cumprida em 6 meses com base em nossa renda média mensal.
Se proteja dos imprevistos
Defina seus objetivos, desmembre-os em metas SMART e comece agora mesmo a desenvolver os hábitos necessários para que seus projetos se realizem.
Não deixe de se proteger de imprevistos e cuide com atenção do seu dinheiro, pois, como diz o ditado popular: “o dinheiro não aceita desaforo.”
Se precisar de orientação e esclarecimentos sobre seguros, previdência, consórcios e investimentos, não deixe de nos procurar. Teremos prazer em auxiliá-lo!