Nós, brasileiros, talvez por nossa longa história de instabilidade econômica, somos, de modo geral, maus planejadores e pouco estratégicos quando o assunto é dinheiro.
Trocamos facilmente uma gratificação imediata por um futuro mais tranquilo, sem pensar duas vezes.
Mas, ao mesmo tempo que nossa história financeira conturbada gerou uma tendência nacional de pensarmos no curto prazo, também nos proporcionou a criatividade para criarmos mecanismos que nos possibilitassem alcançar nossos objetivos, apesar de todas as dificuldades que temos de superar diariamente.
O lado positivo é que inventamos o consórcio, mas muita gente ainda despreza as possibilidades de um consórcio de imóveis, por não entender exatamente o poder que ele te dá.
Nesse artigo, vamos falar sobre 5 maneiras estratégicas que você pode usar seu consórcio de imóveis para atingir seus objetivos, economizar dinheiro e ter mais poder em negociações.
Para fazer um bom negócio quando a oportunidade surgir
Um bom negócio é sempre o resultado da mescla de uma oportunidade, com a sua capacidade de escolher e poder de barganhar.
E um consórcio de imóveis proporciona exatamente esse poder, afinal uma carta de crédito é dinheiro na mão. E dinheiro na mão é poder de barganha!
Por isso não deixe para fazer Consórcio na “última hora”, planeje contratá-lo antes da necessidade efetiva
Para dar entrada em um imóvel sem se descapitalizar
Com a redução nos tetos dos financiamentos ofertados no mercado de crédito imobiliário, precisaremos dispor de mais dinheiro à vista para dar entrada no financiamento de um imóvel.
Para compensar essa situação, podemos utilizar o dinheiro/recurso que seria utilizado na entrada do financiamento para oferta de lance no consórcio de imóveis, pagando taxas menores somente para a administração do nosso grupo e não juros exorbitantes cobrados nos financiamentos.
Para quitar uma dívida
Em alguns momentos, pode aparecer uma boa oportunidade de troca ou compra de um imóvel, mas um financiamento pode atrapalhar sua concretização.
Uma carta de crédito contemplada pode ajudar você a quitar um financiamento contratado facilitando a efetivação da negociação em andamento, inclusive trazendo os juros do financiamento a valor presente, ou seja, tendo desconto grande na quitação do mesmo com a carta de consórcio.
Para trocar uma dívida cara
Nem sempre fazemos bons negócios. Algumas vezes, seja por necessidade, ou escassez de oportunidades, acabamos tomando uma dívida que se mostra cara e está atrapalhando nossos planos.
Nesses casos, podemos usar nossa carta de crédito para trocar essa dívida por parcelas do consórcio, reduzindo a carga de juros e minimizando o impacto financeiro em nossas contas bancárias.
Na maioria das vezes conseguimos manter a mesma parcela do financiamento, no consórcio, porém com prazo de pagamento restante reduzido pela metade.
Para usar como você quiser
Apesar de ser destinado para um fim determinado, temos conhecimento de clientes que quitaram um consórcio de imóveis muito próximo de uma fatalidade e foram salvos por isso.
Uma carta de crédito é dinheiro na mão e, especialmente quando ocorre a quitação de todas as parcelas, esse dinheiro pode ser simplesmente sacado!
O consórcio tem dupla função, funciona como um seguro de vida, para os beneficiários, durante o prazo de pagamento, caso ocorra uma fatalidade com o participante/consorciado e funciona como investimento imobiliário pagando apenas a taxa de administração.
Cave o poço antes da água secar
Gosto de dizer aos nossos clientes que o melhor momento de adquirir um consórcio de imóveis é quando você não precisa dele.
Pois, se resolver comprar no momento em que está necessitado, provavelmente, será tarde demais.
Se quiser saber mais sobre consórcios e entender de que forma ele pode lhe ajudar a concretizar seus projetos, não deixe de nos procurar.
Estamos aqui para te orientar nas melhores escolhas e construir um futuro tranquilo para você e para os seus familiares.
*Verifique sempre as regras vigentes nos grupos de Consórcio.