Encarar a contratação de um seguro de vida como planejamento para a terceira idade virou coisa do passado. Com a evolução do mercado de seguros, as apólices passaram a oferecer muito mais vantagens. No caso dos seguros de vida, o foco já não é mais apenas a segurança financeira da família em caso de óbito. Hoje em dia, quem contrata um seguro de vida pode ser o próprio beneficiário da apólice, já que as coberturas incluem os casos de acidente pessoal ou doença grave.
Por falar em doenças capazes de mudar a nossa vida e transformar a rotina da nossa família, as estatísticas sobre o impacto dos problemas graves de saúde impressionam. A começar pela estimativa de que uma em cada três pessoas tem ou terá uma doença grave em sua vida. Quando se fala no peso financeiro de um problema desse tipo, qualquer pessoa fica preocupada. Conforme o Ministério da Saúde, o custo médio para se tratar um AVC, por exemplo, é de R$ 50.000, sem contar os gastos com internação.
Quando se leva em consideração o fato de que uma pessoa que sofre um AVC ou qualquer outro problema grave de saúde tem de se afastar do trabalho, o temor de uma ocorrência desse tipo fica ainda maior. Mesmo nos casos em que alguém recebe um prognóstico bom, com amplas condições de se recuperar, o período de afastamento da atividade profissional, somado aos gastos com tratamento, pode causar um enorme abalo na segurança financeira de uma família. Trata-se de uma preocupação que afeta todas as pessoas, independente de sua profissão.
Um seguro para qualquer
idade
No caso do Carlos Eduardo, que atua na área médica, a precaução para o caso de
um problema de saúde grave é indispensável. Ele cuida muito bem de seu corpo,
pratica atividade física regularmente e se alimenta bem, mas sabe bem – até
mesmo por causa de sua profissão – que até as pessoas com ótima saúde
podem vir a sofrer de uma doença grave. Por isso, é necessário estar pronto
para esse cenário, mesmo que o risco não seja tão aparente para alguém que se
cuida e tem consciência da importância dos hábitos saudáveis.
O seguro de vida contratado pelo Carlos Eduardo não prevê apenas a segurança financeira para sua família em caso de óbito, mas também para invalidez causada por acidentes ou para doenças graves. As melhores apólices do mercado incluem coberturas para quase duas dezenas de problemas de saúde significativos. Eles incluem o já citado AVC e outras doenças com grande incidência, como câncer (500.000 novos casos a cada ano no Brasil) e infarto agudo do miocárdio (que, de acordo com a OMS, mata mais de 15 milhões de pessoas a cada ano no mundo).
Doenças como esclerose múltipla, Alzheimer, embolia pulmonar e Parkinson são outros males cobertos pelo seguro de vida, assim como paralisia de membros, perda de fala, audição ou visão e até a necessidade de transplante de órgãos. Em caso de um desses problemas graves de saúde, o seguro de vida que inclui essa cláusula é acionado. O segurado recebe um montante previsto em contrato para ajudar a cobrir suas despesas enquanto se recupera. Não se trata apenas de uma segurança financeira, mas também de uma questão de tranquilidade para que o paciente fique totalmente focado em seu tratamento.
Fique de olho nas
condições
As vantagens oferecidas por um seguro de vida desse tipo são mesmo notáveis,
mas é bom ficar atento às condições que devem ser cumpridas para que a apólice possa
ser acionada. No caso da cláusula de doenças graves, a seguradora pode requerer
a realização de exames periódicos do contratante. Essa é uma forma de
identificar possíveis doenças pré-existentes antes da contratação do seguro,
uma precaução compreensível por parte das empresas.
O mais importante é que o segurado esteja ciente das condições necessárias para acionar o seguro e conheça bem os termos de sua apólice. E isso é algo simples de resolver: basta conversar com seu corretor na hora da contratação para saber bem quais são os detalhes da apólice que você vai contratar. O profissional do ramo de seguros é a única pessoa capaz de indicar exatamente qual tipo de seguro oferece as coberturas de que você precisa. Além disso, ele poderá explicar quais são as condições de uso da apólice e quais são os valores envolvidos.
Por falar em valores, os seguros de vida com cláusula de doenças graves custam menos do que muita gente pensa, ainda mais quando se fala em uma apólice que oferece proteções tão abrangentes. Esse é um dos melhores produtos do ramo quando se fala em relação custo-benefício. Afinal, contratar um seguro desse tipo não custa caro, mas pode fazer toda a diferença para o futuro de sua família em caso de algum imprevisto capaz de mudar sua trajetória de vida.
A cobertura certa para
você
Neste post, focamos no benefício relativo às doenças graves, mas vale lembrar
que os seguros de vida das melhores empresas do ramo oferecem diversas outras
vantagens importantes. Além da cobertura para caso de morte, as apólices
oferecem, por exemplo, assistência funeral. E isso sem falar nas coberturas
para casos de acidentes pessoais, incluindo aqueles que provocam invalidez.
Como se vê, qualquer pessoa pode se beneficiar de uma apólice assim, mesmo que
ainda seja jovem e tenha ótima saúde.
Se você se interessou pelos seguros de vida com cláusula de doenças graves, ou se tem dúvidas sobre quais são as possíveis coberturas de uma apólice desse tipo, venha conversar com a equipe da Campinas Seguros. Nosso pessoal tem mais de duas décadas de história na prestação de serviços aos profissionais da área médica – e essa experiência não se limita aos seguros.
Além de apresentar as melhores soluções de coberturas do mercado, incluindo os mais vantajosos seguro de viagens, seguros de incapacidade temporária e seguros de responsabilidade civil, o Grupo Campinas também atua em áreas como planejamento financeiro e orientação para investimentos. Ou seja: estamos prontos para mostrar como proteger seu patrimônio e sua família e ainda garantir um futuro mais seguro e próspero. Venha conhecer tudo o que a gente tem a oferecer para você!