Seguro Garantia: como se proteger em caso de atraso em obras ou reformas

Nos últimos anos, ficou mais do que evidente a importância de ser precavido e se antecipar a possíveis imprevistos. A economia sofre reviravoltas, o mundo passa por instabilidades e o impacto desses acontecimentos acaba chegando à gente. É algo inevitável: vivemos em uma sociedade altamente conectada, e os efeitos das crises sempre acabam batendo à nossa porta, mais cedo ou mais tarde. É por isso que as pessoas que se planejam e se protegem têm uma vantagem importante.

Como nem todo mundo pensa assim, às vezes a gente é prejudicado pela falta de cuidado de terceiros. Seja por negligência, seja simplesmente por um imprevisto, é comum a gente ficar na mão quando contrata um serviço. E o pior: na maioria dos casos, não contamos com uma proteção capaz de evitar dores de cabeça – e prejuízos – provocados pelas falhas do prestador de serviço. É aí que entra um tipo de seguro que vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado brasileiro.

Se você ainda não conhece o Seguro Garantia, é fácil entender como ele funciona. Seu objetivo é simplesmente garantir que um compromisso firmado em contrato seja cumprido. As condições e tipos de usos podem variar, mas o princípio é o mesmo: quem contratou um serviço fica protegido, pois o seguro garante que ele seja ressarcido em caso de descumprimento dos termos do contrato. Com isso, o contratante não fica largado à sua própria sorte em caso de falha do contratado.

Quais casos são cobertos pelo Seguro Garantia?

Em um post anterior, já mostramos como você pode se beneficiar de um Seguro Garantia na sua vida profissional, protegendo a construção de sua nova clínica ou consultório. Hoje vamos apresentar um outro exemplo, desta vez ligado à sua vida pessoal. Como de costume, recorremos às experiências do Carlos Eduardo, profissional liberal da área médica que vive um momento de crescimento tanto na trajetória profissional como na construção de seu patrimônio particular.

Depois de investir na expansão de seu negócio, erguendo um novo imóvel para receber seus pacientes, o Carlos Eduardo decidiu investir no conforto da família, construindo uma nova residência. Satisfeito com a proteção concedida por seu Seguro Garantia na empreitada anterior, ele logo resolveu contratar uma apólice também para cobrir a obra em sua nova propriedade. Assim, ele ficaria protegido caso os contratados para o serviço não cumpram o que foi combinado.

É difícil encontrar quem nunca passou por algum apuro com os profissionais da área de construção e reformas. E não é necessariamente por má-fé ou falta de competência: os imprevistos são inerentes a essa área, e quem acaba pagando o pato é o cliente, que precisa lidar com atrasos e aumentos de custo, entre outras chateações. Quem está coberto pelo Seguro Garantia não precisa se preocupar tanto, já que a apólice proporciona um respaldo valioso em situações do tipo.

Em quais situações posso acionar o Seguro Garantia?

Para começo de conversa, é importante ressaltar que o Seguro Garantia protege o consumidor apenas em relação ao que estiver combinado em contrato. Ou seja: é indispensável que o contratante tenha atribuições muito claras e que tudo seja colocado no papel, de forma oficial. A partir daí, caso o prestador de serviço não dê conta da sua parte, seja qual for o motivo, o contratante é ressarcido. No caso da construção de uma casa, isso significa o recebimento de uma compensação.

Para o Carlos Eduardo, esse ressarcimento impediria uma perda de patrimônio significativa, já que ele tinha o compromisso de entregar o imóvel que ocupava. O atraso na construção de sua nova residência o forçaria a gastar com aluguel ou com diárias de hotel, sem contar as despesas com o depósito para mobiliário e demais itens pessoais. Com o Seguro Garantia, ele fica tranquilo: se algo fugir ao combinado, pelo menos existe uma proteção para impedir um prejuízo maior.

Além do prazo, outro ponto importantíssimo é o orçamento. O contratante de um Seguro Garantia se resguarda contra possíveis reajustes imprevistos de custos de uma obra. O contratado precisa honrar os valores – e todos os demais termos do contrato – que foram combinados por escrito. Ou seja: nada de sofrer com gastos inesperados nem com surpresas desagradáveis na construção ou reforma de seu imóvel. Você não precisa se preocupar: o que foi assinado terá de ser cumprido.

Como faço para contratar um Seguro Garantia?

Com emissão bastante rápida e ótima relação custo-benefício, o Seguro Garantia pode ser adquirido tanto por pessoas físicas como empresas, sejam elas do setor público ou privado. As apólices são sob medida, atendendo justamente ao que você quer. São três partes envolvidas: o contratado (ou tomador, responsável pela prestação de serviço), o contratante (ou segurado, que será beneficiado pela cobertura) e a seguradora (que se encarrega de toda a parte operacional).

O contratado (no caso do Carlos Eduardo, o empreiteiro que realizará a obra) é o responsável por pagar o prêmio do seguro, enquanto a seguradora intermedia o processo todo. Por isso, é muito importante contar com um corretor de seguros de confiança, que saberá indicar a opção mais adequada de apólice. Essa é uma das várias áreas de atuação da Campinas Seguros, que tem mais de duas décadas de experiência na prestação de serviços aos profissionais da área médica.

Além de oferecer uma orientação personalizada sobre os melhores seguros para sua proteger seu patrimônio e sua atividade profissional, a Campinas Seguros também pode ajudá-lo a elaborar seu planejamento financeiro e a diversificar seus investimentos. Você também conhece as melhores opções para proteger seus negócios (incluindo seguro de equipamentos para seu consultório) e contratar um bom pacote de benefícios para a sua equipe de colaboradores. 

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: