Como começar a investir em 2020: conheça as melhores opções para lucrar

O começo do ano é o momento ideal para buscar novos objetivos. Afinal, a gente está com as energias renovadas e tem uma motivação a mais para correr atrás das próximas conquistas. Para muita gente, o grande objetivo em 2020 é alcançar uma melhor condição financeira, curtindo mais o presente e construindo boas coisas para o futuro. E não existe melhor forma de cumprir essas metas do que aproveitar as melhores opções de investimento do mercado para este ano.

Quem ainda não presta muita atenção às boas oportunidades de investir acaba perdendo a chance de ganhar muito dinheiro. Afinal, contentar-se com os tipos mais óbvios de aplicação, como a poupança, atrasa o crescimento do patrimônio e impede que você maximize seus ganhos. Portanto, que tal iniciar 2020 ligado no mercado, reservando uma boa fatia de seus vencimentos para investir nas opções mais atraentes de aplicação dentro da conjuntura econômica atual?

Essa foi a decisão tomada pelo Carlos Eduardo na virada do ano. Profissional liberal da área médica, ele conseguiu expandir seu negócio em 2019, ampliando sua clínica e contratando novos funcionários. A aposta deu resultado, e o número de atendimentos cresceu bastante, proporcionando um faturamento bem maior. Atento à necessidade de aproveitar esse bom momento, ele resolveu buscar as melhores oportunidades de investimento, de forma a fazer o dinheiro crescer ainda mais.

O que preciso saber para começar a investir meu dinheiro?

Com exceção de quem trabalha com finanças, seguir o dia-a-dia do mercado e entender o que se passa na economia é um desafio. Isso faz com que muita gente se iniba na hora de investir, escolhendo então as alternativas mais batidas, as que todo mundo conhece. É hora de deixar essa insegurança para trás – até porque hoje em dia, graças às novidades do setor e ao uso da tecnologia, você pode fazer seu dinheiro crescer muito mais, e sem grandes complicações.

Entre as dicas mais importantes para quem vai começar, a primeira costuma ser a necessidade de planejar suas finanças. Ou seja, mapeie suas receitas e suas despesas para saber quanto você pode separar para investir a cada mês. Além disso, você deve traçar seus objetivos, sejam eles mais próximos, como a viagem dos sonhos ou a compra de um novo imóvel, ou mais distantes, como seu plano de aposentadoria. Com seu planejamento feito, fica tudo mais fácil.

A próxima etapa é definir seu perfil de investidor, algo que deve se basear em tudo o que você pesou ao fazer seu planejamento financeiro. Você não pode se dar ao luxo de investir muito todo mês? Não tem problema: adote uma tática mais conservadora, corra menos riscos e obtenha ganhos mais constantes. E se você conseguiu chegar ao ponto de investir mais? Bem, aí pode ser o momento de assumir mais riscos, o que pode levar a ganhos superiores no mercado.

Quais são os investimentos mais indicados para os iniciantes?

Seja seu perfil atual de investidor agressivo, moderado ou conservador, sempre há boas opções de aplicação, atendendo ao grau de risco que você deseja assumir e proporcionando um retorno condizente com ele. Quem prefere ficar numa zona de conforto, priorizando a segurança, pode recorrer aos investimentos de renda fixa, como CDB e Tesouro Direto. Essas aplicações oferecem rentabilidade mais previsível, protegendo o investidor de eventuais tormentas no mercado.

Além do CDB e do Tesouro Direto, destacam-se os fundos de investimentos de renda fixa e aplicações como Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Câmbio (LC), entre outros. Seja qual for sua escolha, fuja da poupança, que está cada vez menos vantajosa. O outro lado da moeda é você querer ganhar demais em muito tempo. Mesmo que seu perfil de investimento seja mais ousado, não dá para exagerar no risco.

O investimento na Bolsa de Valores, por exemplo, pode ser bastante vantajoso e aparece como ótima pedida neste início de 2020. Mas é melhor enxergar a Bolsa como alternativa para diversificar suas aplicações do que colocar a maior parte de seu dinheiro nela. Por causa da alta volatilidade do mercado, é melhor não passar dos 40% do seu patrimônio em empresas de capital aberto. Com isso, em caso de uma crise repentina, você não fica em uma situação desconfortável.

Quem pode ajudá-lo a escolher um investimento certeiro?

Se você está pensando em investir e ainda tem dúvidas sobre qual é a aplicação mais adequada para seu perfil e seus objetivos a médio e longo prazos, a opção mais inteligente é procurar a orientação de um especialista. Você pode até hesitar em buscar uma ajuda especializada por pensar que seu investimento não é grande o bastante para justificar essa consultoria. Nada disso. O trabalho dos profissionais do ramo envolve assistir aos investidores de todos os tipos, e esse suporte pode fazer uma enorme diferença nos seus rendimentos.

Ao conversar com um especialista, você fica por dentro dos detalhes do cenário atual, conhece as projeções futuras e descobre qual é a estratégia ideal para você lucrar mais. Para completar, você escapa de riscos desnecessários e protege seu patrimônio. Esse trabalho de consultoria financeira é um dos diversos serviços oferecidos pelo Grupo Campinas, empresa que conta com mais de duas décadas de experiência no atendimento a profissionais da área médica.

A equipe do Grupo Campinas pode ajudá-lo em diversos aspectos, desde ficar por dentro dos diferentes tipos de investimentos até aprender a aplicar com as corretoras de valores, passando também por modalidades como consórcio e previdência privada. E se você já tem ideia de como investir mas não está certo sobre como organizar suas finanças para o futuro, venha conversar com a gente para elaborar um planejamento financeiro sob medida para suas metas mais importantes. Estamos à disposição para orientá-lo no que for preciso.

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: