Pelo menos uma certeza todo mundo parece compartilhar atualmente no Brasil: o país sofre uma profunda crise de confiança na economia.
Por essa razão, o humor do mercado financeiro hoje tornou-se imprevisível. E neste momento o consórcio tem ganhado a preferência do investidor que procura segurança, menores taxas de juros e previsibilidade no fluxo de caixa.
Muita gente – incluindo a classe médica – já se deu conta disso.
A busca por consórcios vem crescendo como alternativa viável para quem deseja comprar ou construir imóveis, numa curva ascendente que se acentuou no ano de 2015, como mostram os números da associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
O humor do mercado muda, mas o seu bom humor pode ser preservado
Segundo esses dados, o setor de consórcios registrou um crescimento de quase 42% na venda de cotas no segmento imobiliário em 2015, em comparação ao ano anterior.
E os primeiros números de 2016 vão apontando para uma manutenção sólida desse crescimento, apesar de todas as flutuações da economia – no Brasil e no mundo.
Todas as demais modalidades de consórcios – desde serviços até veículos leves também cresceram – mostrando que esse é o investimento mais procurado por quem planeja o crescimento de seu patrimônio com segurança.
E quem planeja mantém sempre o bom humor, apesar da instabilidade econômica.
O mercado dá os caminhos
Segundo economistas, a explicação para a preferência do investidor nos segmentos de consórcio está nas próprias regras atuais do mercado.
A limitação de crédito nos bancos, o aumento da inadimplência e os juros em elevação levaram os consumidores a procurar alternativas para o financiamento de bens de valor mais elevado.
A grande vantagem dessa modalidade é a maior facilidade de acesso ao crédito que, por não depender das instituições tradicionais, envolve menor burocracia e possibilita ao investidor se capitalizar com um custo muito menor.
Os números mostram que a taxa administrativa e o fundo de reserva em consórcios representam juntos um acréscimo ao valor do bem equivalente – em média – a 1,72% ao ano, enquanto os financiamentos podem incluir juros que chegam a 13% para o mesmo período.
Planejamento financeiro
O consórcio se caracteriza por ser uma modalidade planejada de investimento.
É uma ótima opção para quem não está com tanta pressa para obter o bem em questão. Também é ideal para aqueles que sabem que vão poder dar um bom lance e adquirir o que pretendem dentro de um período de tempo escolhido. E ainda, após a contemplação, uma excelente alternativa para as pessoas que desejam trocar dívidas caras pelo pagamento de parcelas menores.
A Campinas Seguros trabalha com as melhores empresas de Consórcio do Mercado e está capacitado a abastecer seus clientes com todas as informações solicitadas, garantindo a escolha mais indicada para cada tipo de situação.