Doutor, você já programou suas próximas férias?

A proximidade das festas de fim de ano e a do mês de janeiro, momento em que a maioria das pessoas desacelera e tira férias para curtir o verão, nos lembram que é preciso desacelerar.

A necessidade do afastamento do trabalho não é um luxo. E os médicos não devem abrir mão desse direito, já que têm de lidar com a correria do dia a dia, com uma agenda cheia de compromissos, administração da clínica ou consultório próprio, além das atividades familiares e domésticas.

Ao portal UOL, Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, médico cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente do Núcleo de Robótica da Associação Paulista de Medicina, ressaltou a importância de que médicos reservem em suas agendas dias para descansar longe de clínicas e consultórios:

“Cada pessoa tem um tempo necessário para repor suas condições de calma, concentração e foco. Isso é essencial em várias profissões, como no caso de cirurgiões que realizam operações complexas que exigem precisão máxima. Então, para a saúde do próprio indivíduo e também para seu bom desempenho no trabalho, parar de vez em quando é fundamental.”

Tirar férias faz bem para a saúde

Além de foco, tirar férias traz ainda diversos outros benefícios para a saúde, como diminuir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e eliminar o estresse, conforme resultado da pesquisa Holiday Health Experiment, realizada pela Nuffield Health, um dos maiores institutos de saúde do Reino Unido.

Em relação ao estresse, por exemplo, a pesquisa mostrou 29% dos trabalhadores monitoras mostraram maior capacidade de se recuperar do desgaste causado pelo dia a dia. Em contrapartida, os que não tiveram férias sofreram redução de 71% da capacidade de lidar com problemas.

Ainda de acordo com a Holiday Health Experiment, os participantes que tiraram férias apresentaram queda de 6% da pressão sanguínea, enquanto 17% tiveram melhora na qualidade do sono, além de diminuição nos níveis de glicose no sangue, diminuição do risco de diabetes, redução de medidas, melhora do humor e dos níveis de energia.

E o benefício se prolonga para além das férias

O resultado foi publicado pelo jornal The Daily Mail, que mostrou que os benefícios proporcionados pelas férias podem se estender por, pelo menos, 15 dias após a viagem e que o bem-estar proporcionado pelo afastamento temporário do trabalho pode se prolongar por meses.

Planejamento financeiro

Profissionais autônomos têm, em geral, mais dificuldade para se ausentar do trabalho. Isso porque em vez da imposição da área de recursos humanos de uma corporação, os trabalhadores liberais, como os médicos, devem se planejar para desfrutar o descanso merecido, não apenas no que se refere a tempo, mas também financeiramente.

Para isso, a especialista em educação financeira Ana Munhoz recomenda que o médico faça, ao longo do ano, um detalhado acompanhamento do fluxo de caixa da sua clínica. “A partir desta análise é possível identificar quais são os períodos no ano com menor entrada de receitas e, assim, agendar as férias nestes períodos de menor demanda da clínica”, ensina.

Viajar sem criar problemas e estresse

Já em relação à sustentabilidade financeira das suas férias, Ana recomenda definir uma meta e um prazo para o seu descanso, assim como definir o valor total da viagem. O ideal é que o médico divida o valor por 12 e invista mensalmente uma parcela deste montante em uma conta poupança ou investimento que permita retirada no curto prazo.

Tem dúvidas sobre como planejar a melhor época do ano para programar suas férias? Conte com a ajuda dos especialistas da Campinas Seguros. Além de educação financeira, o grupo soma mais de 20 anos de expertise para atender as necessidades dos profissionais da área médica, orientando-os a investir nos melhores produtos para garantir qualidade de vida, conforto e segurança financeira.

seguro_viagem

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: