Finanças: como o médico em início de carreira deve investir seu dinheiro

A pandemia do novo coronavírus reforçou ainda mais a admiração das pessoas pela classe médica. Os profissionais da área sempre estão no topo das pesquisas de opinião quando o assunto são as carreiras mais respeitadas. Infelizmente, isso não significa que os médicos tenham toda a segurança financeira que merecem. A profissão oferece ótimas oportunidades, mas nada é garantido. Por isso, é muito importante que o profissional desse setor dedique atenção às finanças pessoais.

Um planejamento financeiro bem elaborado é ainda mais importante para quem está iniciando sua carreira. Os médicos recém-formados têm amplo potencial de crescimento profissional e construção de patrimônio, mas precisam contar com uma boa estratégia de investimentos para aproveitar ao máximo suas chances de prosperar. Não importa se você esteja iniciando sua trajetória profissional agora: nunca é cedo demais para começar a investir, pavimentando o caminho rumo a um futuro confortável e tranquilo.

Investimentos para médicos recém-formados

A carreira médica exige tanta dedicação e comprometimento que nem sempre dá para acompanhar o noticiário econômico. Conciliar a prática da Medicina com a busca por oportunidades de investimento nem sempre é fácil – ainda mais para quem ainda está procurando consolidar sua posição no mercado de trabalho. Só que isso não significa que você deva abrir mão de buscar boas oportunidades de fazer seu dinheiro crescer, mesmo que você não tenha tanto conhecimento sobre finanças.

Um bom exemplo disso é o Carlos Eduardo, profissional liberal da área médica que conseguiu construir um bom patrimônio mesmo sem ter virado especialista em investimentos. Aos colegas de profissão mais jovens, seu conselho é sempre o mesmo: investir desde cedo, sempre pensando no futuro. E o primeiro passo, de acordo com ele, é contar com um bom planejamento financeiro, elaborado com base no projeto de vida e nas prioridades de cada pessoa.

Assim como a saúde, que exige acompanhamento constante e muita atenção, as finanças precisam de cuidado permanente. Quem está iniciando sua trajetória na profissão precisa conciliar a busca pelas metas pessoais – como a compra de um imóvel ou a montagem de um consultório, por exemplo – com a construção de uma reserva financeira para investir, garantindo estabilidade e rentabilidade. Quem pensa apenas a curto prazo acaba perdendo ótimas oportunidades para o futuro.

As fases de investimento para os médicos

Para facilitar as coisas, os especialistas em planejamento financeiro costumam orientar seus clientes de acordo com a fase de investimento que eles vivem. Em um primeiro momento, os profissionais recém-formados devem investir para a formação de uma reserva de emergência, que possa cobrir suas despesas caso um imprevisto aconteça. O montante dessa reserva deve ser de pelo menos seis vezes seus gastos mensais, mas o ideal mesmo é contar com um ano de despesas cobertas.

Quem já guardou uma reserva para eventuais necessidades pode passar à etapa seguinte: a fase de construção de patrimônio. Aqui, o profissional separa parte de seus ganhos para investir, fazer seu dinheiro render mais e atingir suas metas – como a compra de imóveis, a expansão de consultórios, clínicas e laboratórios, a diversificação das aplicações no mercado financeiro… Há diversas maneiras de aumentar seu patrimônio, e tudo vai depender do perfil e dos objetivos de cada investidor.

Os profissionais que tiveram planejamento e disciplina para cumprir essas fases de investimento iniciais podem curtir um terceiro momento: o de manutenção e usufruto do patrimônio. Aqui, você conta com um padrão de vida confortável, está preparado para lidar com possíveis necessidades imprevistas e pode curtir à vontade, sabendo que o bem-estar de sua família está resguardado. Quanto mais cedo você passar pelas etapas iniciais, mais tempo terá para aproveitar essa terceira fase.

Planejamento financeiro para médicos

Como já destacamos acima, a administração das finanças pessoais nem sempre é tarefa fácil para o profissional da área médica. Por isso, o melhor caminho rumo à construção de um patrimônio sólido é procurar um especialista. Assim como os pacientes recorrem ao médico para receber diagnósticos e saber como proceder, os profissionais da Medicina não devem hesitar em buscar o suporte de quem se especializou em finanças. É o primeiro passo de uma trajetória próspera e segura.

Os médicos recém-formados que procuram ajuda profissional para elaborar seu planejamento financeiro sabem exatamente o quanto podem gastar e quanto devem separar para investir. E os jovens profissionais que consultam assessores de investimentos descobrem as opções mais rentáveis para aplicar seu dinheiro e fazer seu patrimônio crescer em menos tempo. E o melhor: graças ao respaldo desses profissionais, o médico fica tranquilo para se dedicar por completo ao dia-a-dia de uma profissão tão desafiadora.

Se você é um médico que está iniciando sua trajetória profissional e que começar a planejar suas finanças e investir seu dinheiro, procure a Campinas Seguros. Com mais de duas décadas de experiência no atendimento aos profissionais da área médica, nossa equipe está à disposição para ajudá-lo em todas as suas fases de investimento, desde a busca pelas melhores aplicações até as dicas para  investir com as corretoras de valores, passando ainda por consórcio e previdência privada. Venha conversar conosco!

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: