Fundos de investimento: conheça os diferentes tipos e saiba como aplicar

Uma das principais dificuldades de quem vive no Brasil é ter de lidar com a falta de clareza sobre os rumos da economia. Apesar dos avanços conquistados pelo país desde o fim da hiperinflação, a instabilidade econômica ainda incomoda. E o fato de a conjuntura ser tão fluida transforma a missão de investir seu dinheiro em um desafio. Fica difícil ter qualquer convicção na hora de minimizar riscos e maximizar lucros.

A própria oscilação da economia do país nos últimos anos reforça a necessidade de você investir seu dinheiro de forma equilibrada e inteligente. Afinal, não se sabe ao certo o que vem por aí – e, apesar da esperança geral de que o Brasil enfim entre nos trilhos, poupar dinheiro e fazer crescer seu patrimônio são coisas que todo mundo precisa ter em mente, qualquer que seja a situação de momento.

Vamos tomar como exemplo o caso do Carlos Eduardo. Profissional da área médica, ele obteve importantes conquistas profissionais nos últimos tempos. Graças a essa fase positiva na carreira, ele conseguiu aumentar seus vencimentos neste ano e poupou uma boa quantia – e isso sem ter de comprometer seu conforto ou mudar seu estilo de vida. E agora ele se depara com a pergunta: qual é a melhor forma de investir o dinheiro que economizei?

Descobrindo a melhor forma de investir
Até mesmo quem não tem muita familiaridade com o mundo das finanças sabe, em linhas gerais, qual é a escolha que o investidor precisa fazer na hora de aplicar seu dinheiro. Quem busca um retorno muito alto vai ter de assumir um risco maior, além de provavelmente ter de limitar bastante sua capacidade de movimentar o dinheiro. Quem precisa de liquidez e não quer se arriscar terá de se conformar com um rendimento um pouco inferior.

Como o cenário é de incerteza e ninguém quer se arriscar em excesso, uma opção das mais recomendáveis são os fundos de investimento. Há diversos tipos de fundos, oferecendo os mais variados índices de rentabilidade – e cabe ao investidor saber qual é a modalidade mais adequada para ele. Mesmo que alguns dos fundos tenham forte influência dos ventos que sopram na conjuntura econômica – como é o caso dos fundos de ações –, ainda assim é possível achar uma opção vantajosa e coerente.

A praticidade dos fundos de renda fixa
Visto como uma espécie de porto seguro para o investidor em tempos de dúvida sobre o futuro da economia, o fundo de renda fixa é uma alternativa indicada para quem tem um perfil de investimento mais conservador, ou que prioriza a segurança em detrimento de um rendimento melhor. Eles se baseiam em aplicações de renda fixa, como títulos do Tesouro e CDB pré-fixado, e por isso seus rendimentos costumam ser mais constantes, sem grandes oscilações.

Dentro da categoria dos fundos de renda fixa, há algumas variações. Os fundos de renda fixa simples, por exemplo, se caracterizam por no mínimo de 95% de aplicações em títulos públicos ou privados com o mesmo grau de risco. Os diferentes tipos de fundos de renda fixa se distinguem por sua composição e pelo regulamento que determina o funcionamento do investimento. A melhor forma de descobrir qual é a opção mais indicada para você é consultar um especialista em gestão financeira.

Além do risco reduzido, uma das grandes vantagens dos fundos de renda fixa é a facilidade no investimento e na operação. É o gestor do fundo que faz a escolha e a compra dos ativos, enquanto você só aguarda o retorno. Ainda assim, falar com um especialista é altamente recomendável, já que ele vai poder indicar não só o fundo certo para você como alertá-lo sobre algumas das armadilhas desse tipo de investimento. Podemos citar, por exemplo, as altas taxas de administração cobradas por alguns gestores de fundos.

As vantagens dos outros tipos de fundos
Para quem busca um rendimento melhor do que o oferecido pelos fundos de renda fixa, os fundos multimercado surgem como opção interessante. Eles são compostos por aplicações de vários mercados, como ações, câmbio e a própria renda fixa. Ao agregar essas diferentes aplicações, ele pode proporcionar melhor rentabilidade sem incorrer em riscos exagerados. Há fundos multimercado para diferentes perfis de investidor, desde os mais conservadores até os mais agressivos.

Outra alternativa disponível no mercado é o fundo cambial. Ele faz aplicações baseadas em moedas estrangeiras, como o dólar, o euro e a libra esterlina, por exemplo. O investidor não precisa ficar monitorando a flutuação das moedas: é o gestor que identifica os movimentos do mercado cambial e busca as melhores formas de fazer o dinheiro render. O fundo cambial se destaca pela possibilidade de proteger sua carteira de investimentos contra variações de moedas mais fortes que o real, como dólar e euro.

Na bolsa e no mercado imobiliário
Para quem acha que a bolsa de valores pode oferecer boas oportunidades mas não tem tempo para acompanhar o dia a dia das cotações, os fundos de ações são uma boa pedida. Afinal, ele permite que você invista na bolsa sem adquirir diretamente as ações das empresas. Quem cuida dessas operações é o gestor do fundo, que passa seu dia identificando as melhores oportunidades do mercado. Ou seja: você consegue surfar na onda de uma fase de valorização da bolsa sem ter de negociar pessoalmente as ações.

Por fim, podemos citar ainda os fundos imobiliários, também conhecidos pela sigla FII. Ele representa uma alternativa mais moderna a um investimento bem tradicional do brasileiro, que é a compra de imóveis, como apartamentos e salas comerciais, para alugar. Com o fundo imobiliário, você coloca seu dinheiro em aplicações desse setor específico, sem precisar gastar seu tempo administrando o imóvel. Assim como nos fundos citados acima, quem se dedica a alocar os recursos e buscar a melhor rentabilidade é o gestor do fundo.

Experiência à serviço do cliente
Como você já deve ter percebido, uma das grandes vantagens dos fundos é a atuação de profissionais altamente especializados, que vão buscar sempre a melhor rentabilidade para você. Mas recomenda-se que você consulte um especialista também na hora de selecionar qual é o fundo mais indicado para a sua situação e suas necessidades. É aí que entra a Pando, uma consultoria financeira privada focada na solidez, consistência e crescimento concreto dos interesses financeiros e patrimoniais dos clientes.

Associada aa Campinas Seguros, que tem mais de duas décadas de experiência na prestação dos mais diferentes serviços aos profissionais da área médica, a Pando está à sua disposição para traçar um planejamento financeiro  capaz de pavimentar o caminho que leva à conquista dos seus objetivos. Além de ajudá-lo na escolha de investimentos, nossa equipe está treinada e preparada para tirar suas dúvidas e esclarecer os mais diferentes assuntos ligados às finanças pessoais. Quer investir com convicção e tranquilidade? Venha conversar com a gente.

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: