O ano de 2016 certamente será lembrado como um ano difícil pela grande maioria dos brasileiros, mas também como um ano de mudanças em nossa história.
As crises irrompem quando uma determinada trajetória já não é mais possível e, desse modo, nos forçam a rever nossas ações, tanto coletivas, quanto individuais.
Vivemos uma crise institucional de grandes proporções, que se transmutou numa crise de confiança que, por sua vez, solapou o crescimento da nossa economia.
Os efeitos da queda da atividade econômica se fez sentir em quase todas as classes sociais e em quase todos os segmentos da economia e, provavelmente, interrompeu diversos projetos em andamento, tanto pessoais, quanto profissionais.
Mas nem sempre o que parece ruim é realmente ruim; e aquilo que à primeira vista parece bom, nem sempre trará resultados positivos no futuro. Teremos que esperar mais um pouco para saber para onde isso tudo irá nos levar.
Pedras na superfície
O recuo do consumo e do investimento sentido ao longo desse ano prejudicou o desempenho de muitos hospitais, clínicas, consultórios e planos de saúde, mas isso trouxe aos gestores maior clareza sobre seus pontos fracos.
Quando o volume de recursos financeiros disponíveis recua, ele expõe nossos erros e nossas fragilidades, assim como a maré baixa expõe as pedras antes escondidas pelas águas.
As pedras sempre estiveram lá, mas não éramos capazes de enxergá-las e, escondidas eram muito mais perigosas que à nossa vista.
Quais foram as pedras que se tornaram visíveis para você esse ano?
Faça uma reflexão sobre seus hábitos e identifique os comportamentos que precisam ser alterados para que você melhore os resultados pessoais no próximo ano.
Se você tem um negócio próprio, ou é gestor de um negócio, reveja sua estrutura de custos, mapeie o que é supérfluo, identifique desperdícios e aproveite para começar o ano cortando todas as despesas desnecessárias.
Lições Aprendidas
Ao final de cada ano é saudável revermos nossos objetivos e nossas metas e verificarmos o que conseguimos atingir e o que não foi possível.
Devemos sempre agradecer pelas conquistas e tentar compreender o porquê de algumas coisas não terem corrido como desejávamos e verificar em que parte devemos fazer diferente para que no próximo ano as coisas corram melhor.
Devemos sempre buscar aprender com nossos erros, pois eles são nossa maior fonte de aprendizado na vida.
Conte conosco
Nós da Campinas Seguros estamos sempre à disposição para orientá-lo e auxiliá-lo em seus desafios pessoais e profissionais e esperamos que você tenha tido um ano positivo, seja nos resultados, seja no aprendizado.
Caso precise rever suas estratégias, pensar em novos caminhos e traçar novos planos para 2017, conte com a gente. Estamos aqui para lhe auxiliar!