(Você já está preparado?)
Uma questão:
Quando é o momento de pensar e se preparar para o futuro?
Ao longo da vida, cumprimos, todos nós, muitas etapas distintas. Isso não é novidade para ninguém. Parte do que somos vai ficando pelo caminho para dar lugar a um outro momento da nossa mesma história.
Do ventre para o colo, do colo para o chão, da infância para a adolescência, os estudos, as escolhas e, de repente, toda a responsabilidade de se “virar” no mundo cai sobre nossas mãos.
Em algum momento deste caminho vamos perceber que essa energia, essa “juventude”, essa gana de conquistar o mundo, nada disso vai durar para sempre. Talvez esse seja o primeiro momento que nos preocupamos com o que será de nós lá na frente, daqui 20, 30, 50 anos.
Esse é o momento que deveríamos começar a planejar essa etapa que virá certamente em nossa vida, que também pode ser plena e tranquila, desde que estejamos devidamente preparados para vivê-la.
Então, começamos a compreender que nunca é cedo – nem tarde demais – para começarmos a planejar os dias do futuro, que estão germinando neste exato momento. Precisamos cuidar dessas sementes com atenção e cuidado.
É para isso que existem os seguros – de vida, patrimonial, de responsabilidade civil, os planos de Previdência Privada, as linhas de consórcio e investimentos outros que podem tornar nossos dias mais tranquilos daqui algum pouco tempo. Segurança para nós e para as pessoas que amamos.
O futuro já começou
Cansamos de ouvir que “o futuro já começou”. Mas talvez nunca tenhamos dado a devida importância para essa verdade.
Se quisermos conhecer o nosso passado, é só olharmos quem somos agora e onde estamos neste momento.
Se quisermos ter uma noção do nosso futuro, é só olharmos o que estamos fazendo neste momento.
O que estamos fazendo neste momento para garantir tranquilidade e segurança para os anos que estão por vir?
Fazer de conta que esses dias não chegarão certamente é uma receita desastrosa.
Outras vidas além da nossa
Muitos, ao longo dessa jornada que chamamos “nossa vida”, já ampliaram suas responsabilidades familiares. Casamento, filhos. Essas escolhas aumentam ainda mais nossas responsabilidades de planejarmos os dias futuros.
Temos vidas nas nossas mãos – e por nossas escolhas –. Vidas que agora dependem de como conduzimos a nossa vida. Dependem do nosso bom senso, da nossa capacidade de planejar para onde estamos caminhando.
Para onde vamos?
Não existe mais, senão em nossas lembranças, aquela criança que corria despreocupada, brincando com a vida, montando bloquinhos de madeira, olhando o mundo como um grande parque de diversões.
Já se foi o adolescente repleto de sonhos, se preparando para conquistar seu lugar ao sol. Nem mesmo o jovem preocupado apenas com a próxima festa ou com a nota da última prova resistiu ao tempo.
Somos hoje a soma de todos esses personagens.
E somos o que nos tornamos ao longo dessa jornada. Estudamos, trabalhamos, ganhamos responsabilidade, aprendemos a conviver com as dificuldades e os desafios. Chegamos a este futuro, exatamente agora, porque, de alguma forma, planejamos – junto com aqueles que nos apoiaram – trilhar esse caminho.
Então, respondendo à primeira questão:
“Quando é o momento de pensar e se preparar para o futuro?”
A resposta é simples.
Agora.
Sempre!