A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de todo mundo. Diante de uma emergência global de saúde pública, é inevitável tomar todas as precauções necessárias e se ajustar da melhor forma possível a essa nova realidade. Será, de fato, um período difícil. Porém, para quem conta com alguma forma de proteção ao seu patrimônio e padrão de vida, a adaptação será mais tranquila, já que a sua situação financeira não estará tão comprometida – e, assim, e será possível focar apenas no bem-estar de sua família.
Profissionais de todas as áreas precisaram se adequar às restrições de convívio e interação social desde que a Covid-19 começou a se espalhar pelo mundo. Com o agravamento da crise, muitos já puderam transferir suas atividades para o home office. No caso dos profissionais da área médica, no entanto, o impacto foi muito forte. Afinal, não só foi preciso manter o atendimento aos pacientes como ainda ter de lidar com um possível risco de contaminação. Trata-se de algo inerente a essa atividade, mas ainda assim é algo que preocupa, sem dúvida alguma.
Esse cenário mostra toda a importância de contar com mecanismos que possam resguardar sua atividade profissional, sua estabilidade financeira e sua harmonia familiar em momentos mais complicados. A perspectiva de queda acentuada na atividade econômica, por exemplo, está tirando o sono de muita gente em meio à pandemia, mas quem conta com o respaldo de um seguro para se proteger de um impacto negativo da crise pode se concentrar na saúde da família, sem temer um quadro de perda drástica e repentina de renda.
A importância do seguro DIT
No caso do Carlos Eduardo, por exemplo, o risco de interrupção na sua atividade profissional é real. Por atuar na área médica, ele exerce uma função considerada essencial em meio à pandemia – e, assim, não pode simplesmente se resguardar em casa à espera de uma melhora da situação. Ao mesmo tempo, por precisar se manter em contato com outros profissionais e seus pacientes, ele está exposto a um possível contágio, por mais que esteja seguindo à risca todas as orientações aos profissionais da área.
A possibilidade de precisar se afastar do trabalho em decorrência da Covid-19 é uma preocupação para qualquer um. O Carlos Eduardo, contudo, já contava com um seguro de vida cuja cobertura inclui a chamada DIT, Diária por Incapacidade Temporária. Trata-se da proteção mais indicada para as pessoas que não querem se expor ao risco de ficar sem renda em decorrência de algum problema que impeça o exercício da atividade profissional. Em tempos de pandemia, quem tem um seguro desse tipo está em situação privilegiada.
Os melhores seguros de vida do mercado têm uma série de proteções para quem fica impedido de trabalhar. No caso de uma incapacidade temporária, como ficar afastado por problema de saúde ou acidente, a cobertura DIT prevê pagamento de uma indenização correspondente a todos os dias de ausência (até o limite que foi contratado). Isso significa a possibilidade de se dedicar apenas à recuperação, sem ter de dividir as atenções com o temor de ficar sem renda e precisar correr atrás de outras soluções para uma emergência financeira.