Entre os vários efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus, um dos mais alarmantes é a insegurança financeira. No mundo inteiro, o surgimento da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social provocaram o fechamento de negócios e estabelecimentos das mais diversas áreas. Numa esfera mais pessoal, a doença também aumentou a preocupação com o padrão de vida e a proteção patrimonial das famílias.
Entre os casos mais dramáticos estão aqueles em que um chefe de família perde a vida em decorrência da Covid-19, muitas vezes deixando seus dependentes em condição economicamente vulnerável. Trata-se de uma das grandes tragédias da pandemia: a perda repentina de um ente querido, combinada à queda inesperada de padrão de vida e fonte de renda, deixando famílias inteiras desamparadas – e tudo isso em um momento de grave crise conjuntural.
Em meio a esse cenário, muitas pessoas têm uma dúvida muito relevante: quem tem um seguro de vida está coberto para caso de morte causada pela Covid-19? A apólice pode ser acionada pela família se o paciente não resistir ao coronavírus? Essa foi a dúvida do Carlos Eduardo, profissional liberal da área médica que tem um seguro de vida desde que iniciou a formação de sua família, apesar de ainda ser jovem, praticar atividades físicas regularmente e cuidar bem da saúde.
Cobertura do seguro de vida na pandemia
A resposta à dúvida do Carlos Eduardo e de tantas outras pessoas é a seguinte: depende do seguro que você tem. Como a Covid-19 é uma doença recente, cuja transmissão era desconhecida até poucos meses atrás, ela não está prevista em contrato nas apólices. Os seguros de vida, aliás, geralmente mencionam casos de pandemia como ocorrências que não podem ser cobertas, já que representam um risco impossível de ser calculado pelas seguradoras.
Mas agora é que vem a boa notícia. Por entender que a pandemia de coronavírus é uma ocorrência única e de proporções inéditas, o setor de seguros se mobilizou para proteger seus clientes. Assim, as empresas líderes do mercado tomaram a iniciativa de incluir a Covid-19 entre as ocorrências de óbito cobertas pelas apólices que tratam de morte natural e acidental. Ou seja: quem conta com um seguro de vida de qualidade pode respirar aliviado.
No caso do Carlos Eduardo, que possui uma apólice da Porto Seguro – referência do setor e famosa pela ótima avaliação de seus serviços –, não há motivo para se preocupar. Por saber dos riscos que a pandemia representa, ele tomou todas as precauções necessárias para não expor sua família ao risco de contágio, mas caso ele tenha contato com o traiçoeiro coronavírus, não haverá motivo para temer também uma possível vulnerabilidade na cobertura securitária.
A importância de um bom seguro de vida
Como não poderia deixar de ser, a pandemia de coronavírus renovou o interesse das pessoas por proteções como o seguro de vida. Já mostramos aqui no blog todos os motivos para você adquirir uma apólice, e a Covid-19 serve como mais uma amostra da importância de contar com um bom seguro de vida – e não só quando chegamos a uma idade avançada. Quem está na fase de crescimento profissional e acúmulo de patrimônio também precisa desse respaldo.
A pandemia mostrou claramente que mesmo as pessoas que cuidam da saúde, praticam esportes e não têm doenças crônicas podem ser surpreendidos. É claro que esses casos são minoria, mas eles existem. E esse exemplo não serve apenas para o coronavírus: mesmo quem é mais precavido pode se deparar com alguma situação inesperada, e um seguro é essencial para evitar maiores preocupações com o bem-estar de sua família caso algo aconteça com você.
Outra lição importante da Covid-19 se refere ao enorme valor de uma apólice contratada junto a uma seguradora sólida e respeitada. Empresas de referência no mercado, como a Porto Seguro, estão sempre atentas às necessidades de seus clientes e proporcionam uma relação transparente e responsável com o público. O contratante de um seguro de vida precisa de tranquilidade e segurança. E foi isso que as líderes do setor ofereceram neste momento tão complicado.
Outras vantagens de um seguro de vida
Quem se interessa por um seguro de vida em função da pandemia logo percebe que há motivos de sobra para contratar essa proteção. A apólice garante diversas coberturas e não se limitam aos casos de óbito. Entre os benefícios que nem todo mundo conhece estão a proteção de renda em caso de afastamento do trabalho, acidente e doenças graves e cobertura de despesas hospitalares, médicas e até odontológicas caso tenha contratado essa cobertura previamente.
Se você está entre as pessoas que passaram a se interessar pela contratação de um seguro de vida após a Covid-19, está na hora de procurar quem entende do assunto. A equipe da Campinas Seguros, que tem mais de duas décadas de experiência na prestação de serviços aos profissionais da área médica, pode tirar suas dúvidas sobre as diversas coberturas disponíveis no mercado e orientá-lo sobre qual é a apólice que melhor atende às suas necessidades.
Além da contratação do melhor seguro de vida para você, podemos ajudá-lo com vários outros tipos de apólices, como seguro de vida em grupo para empresas, seguro residencial para proteger seu patrimônio e seguro de equipamentos para cobrir sua clínica ou consultório. Outra cobertura importante é o seguro de responsabilidade civil para médicos. Se você precisa de qualquer uma dessas apólices, fale conosco e conheça todas as opções que estão à sua espera.