Planejamento financeiro: como se organizar com a regra dos 50/20/30

Planejamento financeiro: como se organizar com a regra dos 50/20/30

Enfrentar um problema financeiro é uma situação das mais complicadas, que aumenta seu stress, tira seu sono, abala a tranquilidade de seu cotidiano e pode provocar atritos na família. Em resumo: é uma das piores experiências que alguém pode ter de encarar.

É claro que ninguém tem como garantir um futuro sem nenhum tipo de risco, em que você está completamente imune a atravessar uma fase difícil. Mas existe, sim, uma forma de minimizar a chance de que isso ocorra. Quem dedica tempo e esforço a organizar as próximas fases da vida costuma enfrentar as turbulências da vida com muito mais serenidade.

Conforme já mostramos aqui no blog, fazer um planejamento financeiro coerente e adequado para suas necessidades é a melhor forma de pavimentar um futuro tranquilo e seguro, em que você está melhor preparado para possíveis dificuldades e imprevistos.

O planejamento precisa ser feito de acordo com seus planos e sua renda, de forma a atender exatamente o que você precisa. Existe, no entanto, uma receita que serve para qualquer pessoa que esteja pensando em organizar suas finanças. Seja qual for o seu caso, ela vai assegurar que você esteja pronto para lidar com qualquer intempérie.

Uma regra simples e eficaz

Conhecida como a regra dos 50/20/30, essa fórmula é uma maneira simples e mais do que garantida para você colocar suas contas em dia, equilibrando gastos e economia e evitando que você fique em uma posição vulnerável.

Quem gosta de realizar um planejamento mais elaborado pode até procurar alternativas mais específicas, evidentemente. Mas se você quer pelo menos dar um passo inicial na direção de um futuro sólido do ponto de vista financeiro, a regra dos 50/20/30 é a melhor forma de você começar.

O caso do Carlos Eduardo ilustra bem essa situação. Profissional da área médica, ele pretende balancear um estilo de vida confortável e prazeroso com a construção de um patrimônio capaz de dar tranquilidade à sua família. Por não ser especialista em finanças, ele pode adotar a regra dos 50/20/30 para equilibrar os gastos e deixar a conta bancária em ordem.

Mas afinal, o que diz essa regra?

Os números da regra dos 50/20/30 se referem à divisão de seu orçamento em três tipos de despesas. O primeiro, correspondente a 50% da renda, se refere aos gastos fixos mensais. Em seguida vem a fatia que deve ser poupada, de 20%. Por fim, restam os 30% de gastos pessoais não essenciais.

Quem se organiza com base nessa regra costuma se dar muito bem. É claro que existem diversas alternativas para quem deseja realizar um orçamento detalhado e ainda mais rígido. O ponto aqui é o seguinte: se você não quiser ter tantas restrições no seu cotidiano, a regra dos 50/20/30 é uma ótima opção para não perder o controle dos gastos e não deixar de separar parte de seu dinheiro para o futuro.

O que são os gastos essenciais?

Os 50% de seu orçamento dedicados às despesas fixas devem incluir todas as contas que você paga mensalmente: condomínio, aluguel ou parcela de financiamento imobiliário, plano de saúde, alimentação, transporte. Se você tem filhos, contabilize não apenas a mensalidade da escola como também outros gastos mensais ligados ao ensino, como material, por exemplo.

Como essas são as despesas mais importantes e imprescindíveis, você deve sempre pensar em preservar uma renda que seja capaz de bancar essa fatia de seu orçamento, já que em caso de uma queda na receita, você terá dificuldade para cortar esses gastos sem comprometer seu padrão de vida.

E os gastos pessoais não essenciais?

Vamos deixar os 20% da regra 50/20/30 para o fim, explicando primeiro o que são os gastos pessoais não essenciais, correspondentes a 30% do orçamento. 

Essa fatia deve incluir os itens que tratam do nosso conforto e prazer, como os gastos com viagens, com idas a restaurantes e ao cinema, com a mensalidade da TV a cabo e outros tipos de despesas que são importantes para o nosso bem-estar, mas que podem ser reduzidas em caso de redução inesperada nas receitas.

Os 20% que garantem um futuro seguro

Por fim, chegamos à parcela do orçamento que pode fazer toda a diferença entre um futuro instável e cheio de dúvidas e um caminho tranquilo e sem obstáculos. Na regra dos 50/20/30, você deve sempre separar um quinto de seu orçamento para poupar, separando todos os meses uma fatia do seu dinheiro para as próximas fases da vida.

Como aplicar esses 20% vai depender de seus planos e da fase que você está vivendo. Pode ser que você esteja de olho em um objetivo de médio prazo, como a compra de um imóvel ou a participação em um consórcio, algo que passa a ser parte importante de seu patrimônio. Ou uma meta de longo prazo, como a contratação de um plano de Previdência Privada ou seguro de vida.

Quem começa a adotar a regra dos 50/20/30 costuma ter muito mais facilidade para poupar, pois sabe qual é a fatia que deve ser separada todos os meses para a construção de um futuro seguro. Para muita gente, esse percentual acaba sendo até maior do que os 20%, já que a organização das contas aumenta a chance de você conseguir poupar.

Como podemos ajudar

A regra dos 50/20/30 é uma orientação geral, mas tem de ser adequada aos seus gastos e necessidades. Vários aspectos referentes ao seu orçamento precisam atender perfeitamente o que você precisa: investimentos, previdência, seguros, consórcios…

A Campinas Seguros está pronto para atendê-lo em cada um desses itens. Com duas décadas de experiência no mercado, somos especializados no atendimento aos profissionais da área da saúde. Por isso, temos uma equipe preparada para tirar suas dúvidas e orientá-lo a respeito de diversos assuntos, incluindo planejamento financeiro e investimento.

Se você quer dar o próximo passo rumo a um futuro mais próspero e seguro, não perca tempo: comece desde já a se organizar e se preparar. E conte com a gente para ajudá-lo ao longo do caminho. 

 

Saiba mais visitando o site da PANDO: www.pando.com.br

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: