Previdência Infantil: saiba como investir e proteger o futuro de seus filhos

Em tempos de grande incerteza, não há nada mais natural do que se preocupar com o futuro dos nossos filhos. Afinal, são eles que enfrentarão as consequências das rápidas transformações a que assistimos hoje em dia. Além de procurar uma educação de alto nível e uma formação pessoal abrangente, os pais sempre se perguntam: o que mais posso fazer para assegurar um futuro seguro para meus filhos? De acordo com os especialistas em finanças pessoais, há uma ferramenta bastante interessante para responder a essa dúvida.

Nem todo mundo conhece a Previdência Infantil, mas esse é um investimento de longo prazo que tem conquistado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Para quem ainda não tinha ouvido falar nessa aplicação, é muito fácil entender: trata-se, de fato, de uma Previdência Privada cujo beneficiário é um menor de idade. A grande vantagem é o longo período de aportes: quem começa a investir durante a infância de seu dependente acaba construindo um patrimônio ainda maior, já que há bastante tempo para fazer o dinheiro render.

Como se sabe, nunca é cedo demais para começar a fazer aportes na Previdência Privada, seja ela PGBL ou VGBL. Qualquer que seja o regime de tributação e seja qual for o tamanho do investimento, o tempo de aplicação é fundamental para a construção de uma boa proteção para seu futuro. Seguindo esse princípio, uma Previdência Infantil proporciona a enorme vantagem de esticar ainda mais o período de acúmulo de recursos. Graças a essa estratégia, a chance de garantir a segurança financeira de seus filhos é ainda maior.

Os benefícios da Previdência Infantil
Quem já conhece um pouco sobre Previdência Privada não terá dificuldade para entender como funcionam os planos dedicados aos seus filhos. A diferença aqui é que o investimento está no nome da criança, sendo que não existe idade mínima para o início da aplicação. Desde que seu filho tenha um CPF válido, ele já pode ser o titular de uma Previdência Infantil. Os pais seguem com a responsabilidade de fazer os aportes e demais movimentações, como responsáveis financeiros pelo investimento, e os filhos são os beneficiários futuros da aplicação.

Entre as vantagens desse tipo de investimento estão, além da alta rentabilidade em função do longo período de acúmulo, a versatilidade e a flexibilidade. Vamos usar como exemplo o caso do Carlos Eduardo, profissional da área médica que procura novas formas de construir um futuro próspero para seus filhos. Ao dar início a uma Previdência Infantil, ele começou a construir um patrimônio que poderá ser usado de diversas formas, como o pagamento dos custos com ensino superior e a compra do primeiro carro, por exemplo.

Vale destacar que o plano de Previdência Infantil pode permitir o saque quando o dependente chegar aos 18 anos ou aos 21 anos, por exemplo. Desta forma, os recursos não visam apenas uma eventual aposentadoria, mas também a chance de alcançar conquistas importantes nas fases mais decisivas da vida. Digamos que seu filho conquista a oportunidade de fazer faculdade no exterior. Quem tem um plano de Previdência Privada em seu nome pode usar os recursos para custear esse importante projeto de vida.

Outras vantagens da Previdência Infantil
Graças à facilidade de movimentação e resgate, os planos de Previdência Infantil têm sido usados também como uma ferramenta de transferência patrimonial. Os filhos podem receber os recursos investidos pelos pais sem muita burocracia, ou seja, trata-se de uma herança que não precisa passar por processo de inventário. Também não há demora desnecessária no pagamento dos recursos: por lei, há um prazo de até 30 dias para que as seguradoras realizem a transferência.

Assim como os demais planos de Previdência Privada, as aplicações dedicadas às crianças e menores de idade também têm portabilidade, ou seja, elas podem ser migradas entre diferentes instituições financeiras caso necessário. Elas também têm a vantagem da segurança, pois são devidamente regulamentadas. Com tudo isso, fica claro que a Previdência Infantil é uma opção inteligente para qualquer pessoa que esteja buscando uma forma de proteger o futuro dos filhos.

E vale destacar mais uma vez a importância do tempo de investimento. Começar a investir o quanto antes significa aumentar o montante disponível no plano e fazer o dinheiro crescer ainda mais. Você não precisa apertar seu orçamento em busca de um bom retorno – quem inicia os aportes mais cedo pode ir investindo menos, sem se complicar. A chave é entender que se trata de um investimento de longo prazo, que vai render ótimos frutos para a sua família no futuro.

Como contratar uma Previdência Infantil
Apesar de toda a versatilidade dos planos, quem deseja investir em Previdência Privada para seus filhos precisa tomar algumas decisões importantes. É preciso escolher entre PGBL e VGBL, por exemplo, além da modalidade de tributação (progressiva ou regressiva). Esses e outros itens podem fazer toda a diferença na rentabilidade do investimento. Com isso, nada melhor do que consultar quem entende do assunto e receber uma orientação personalizada.

Esse trabalho de consultoria financeira é um dos diversos serviços oferecidos pela Campinas Seguros, que conta com mais de duas décadas de experiência no atendimento a profissionais da área médica. Ao falar com o nosso pessoal, você conhece todas as opções disponíveis no mercado, tira todas as suas dúvidas e descobre qual é a estratégia de investimento mais indicada para você. Com isso, você também minimiza o risco de realizar uma aplicação equivocada.

A equipe da Campinas Seguros pode ajudá-lo em diversas áreas, desde orientação sobre diferentes tipos de investimentos até dicas para você aplicar com as corretoras de valores, passando também por investimentos consagrados como consórcio e Previdência Privada. E se você já sabe investir mas não está seguro sobre como organizar suas finanças para o futuro, venha conversar com a gente para elaborar um planejamento financeiro sob medida.

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: