A carreira médica é uma das profissões mais nobres da história humana. Afinal, não há causa mais importante que a preservação da vida e a promoção do bem estar das pessoas. O médico ocupa uma posição fundamental na sociedade, pois assume a missão de melhorar a vida de seus pacientes e cuidar de quem precisa de auxílio nos piores momentos.
Ainda assim, o profissional da área médica pode ser submetido a situações que colocam sua atividade e seu patrimônio em risco. Até mesmo os representantes mais destacados da categoria não estão isentos da possibilidade de responder judicialmente em caso de dano acidental em um atendimento médico. E quando isso ocorre, é a vez do profissional da área médica precisar de suporte e auxílio.
O peso da responsabilidade civil
Nos últimos anos, o número de pessoas que procuram a Justiça para tentar obter indenizações cresceu de forma notável. A legislação ampliou a proteção aos consumidores, conferindo maior responsabilidade às empresas e profissionais que prestam serviços. No geral, trata-se de uma tendência positiva, pois as pessoas precisam ter mecanismos efetivos para obter possíveis reparações.
Esse movimento tem sido observado também na área médica. Mas aí surge uma distinção importante. O profissional de Medicina muitas vezes atua em situações extremamente delicadas e complexas, em que nem mesmo a excelência técnica é capaz de resolver o problema. Faz sentido responsabilizar um médico por uma situação que foge ao seu controle? Como proteger esse profissional?
É aí que entra o seguro de responsabilidade civil para médicos. Trata-se de uma cobertura criada para resguardar os profissionais em caso de ações judiciais motivadas por danos a terceiros, desde que tenham sido involuntários e acidentais. Para colocar de forma mais simples: é uma ferramenta que visa proteger o médico que exerce sua atividade de forma responsável e ética.
A importância da proteção
O caso do Carlos Eduardo é emblemático. Sua dedicação à carreira médica é absoluta: ele buscou a melhor formação possível, não abre mão de se manter atualizado em sua área e faz questão de tratar cada paciente com a máxima atenção e cuidado. Mas qualquer pessoa que tenha construído um caminho na área médica sabe que os obstáculos e percalços do dia-a-dia são inevitáveis.
Por isso, o Carlos Eduardo sabe que até mesmo uma conduta irretocável não garante que o médico estará isento de ser acionado na Justiça por algum dano, mesmo sem qualquer má-fé. E, nesse caso, seu próprio futuro pode ser colocado em risco. Afinal, as ações judiciais nessa área costumam envolver quantias altíssimas, não só quando se fala em indenização, mas também nos custos do processo, por exemplo.
O seguro de responsabilidade civil para médicos acaba sendo uma ferramenta mais do que valiosa para profissionais como o Carlos Eduardo. A proteção que ele oferece não se limita ao aspecto profissional, mas à própria segurança patrimonial do médico. Assim, mesmo que ele tiver de responder a uma ação judicial bastante custosa, suas finanças pessoais estarão preservadas, sem prejudicar o futuro de sua família.
O respaldo ao bom profissional
O seguro de responsabilidade civil para médicos oferece cobertura em caso de danos decorrentes de lesões corporais, morais e materiais a pacientes, ocorridos de forma involuntária e acidental. Nesses casos, estarão cobertos não só as indenizações, reparações ou compensações, mas também os custos dos trâmites judiciais, que costumam ser muito elevados.
É importante destacar aqui que a cobertura oferecida ao médico que adquire um seguro de responsabilidade civil carrega consigo uma série de deveres inerentes à própria prática da atividade. Como já explicamos acima, o seguro trata de danos acidentais e involuntários, porém como uma cobertura eficiente precisa ser o mais completa possível, práticas negligentes, imperícia, imprudência e até mesmo omissão*, fazem parte da cobertura.
Pelos termos definidos na legislação do setor, cabe ao médico acompanhar o paciente do início ao fim do tratamento, obtendo todas as informações e o consentimento dele, zelando por sua recuperação da melhor forma possível. E vale destacar que o paciente também tem suas obrigações: não omitir informações relevantes do médico, estar ciente de seu prontuário e seguir à risca as recomendações do profissional que o atende.
Os benefícios da cobertura
O seguro de responsabilidade civil para médicos tem ganhado espaço entre os profissionais da área porque representa não apenas um respaldo individual, mas um benefício à categoria como um todo. Ele oferece à classe médica uma melhor condição de trabalho, pois reforça a segurança do profissional, contribui para solucionar casos problemáticos e preserva os direitos de todos os envolvidos.
Para garantir que você também tenha essa segurança, é fundamental entender como o seguro funciona, quais itens estão cobertos e quais são os valores máximos de sua proteção. Além disso, você precisa estar ciente de todas as regras e condições do seguro. Por isso, nada melhor que recorrer a quem conhece bem suas necessidades.
Quer saber mais?
A equipe da Campinas Seguros está à sua disposição para ajudá-lo a saber mais sobre o seguro de responsabilidade civil para médicos. Com duas décadas de experiência no atendimento aos profissionais da área da saúde, nosso pessoal está preparado para responder às suas dúvidas e oferecer todas as informações necessárias.
Você sabe bem que a segurança profissional e financeira faz toda a diferença no dia-a-dia. Exercer sua atividade com confiança, sabendo que seu patrimônio estará protegido, é muito importante. Por isso, não deixe de explorar todas as possibilidades existentes para você se resguardar. Fale conosco e garanta mais essa proteção. Temos certeza de que valerá a pena.
* omissão é passível de cobertura somente no produto oferecido pela Argo Seguros.