Uma carreira em Medicina oferece muitas possibilidades interessantes e pode ser bastante satisfatória do ponto de vista da realização profissional. Mas a atividade médica também pode ser marcada por algumas dificuldades. Um exemplo disso é o afastamento do trabalho por motivo de saúde. Como muitos representantes da classe médica são profissionais liberais, ficar impossibilitado de trabalhar acaba sendo um problemão.
Enquanto os funcionários de empresas contratados pelo regime da CLT podem recorrer à Previdência Social caso estejam impedidos de trabalhar, quem é dono da própria clínica ou consultório não tem esse mesmo benefício. E vale lembrar que mesmo quem pode acionar o INSS para obter um auxílio-doença acaba se complicando. Em primeiro lugar, porque é preciso enfrentar toda a burocracia do órgão público. E além disso, o valor que você pode receber é limitado (e sempre inferior ao que você costuma receber).
O que é a Diária de Incapacidade
Temporária
Para alívio dos profissionais liberais, existe uma ótima alternativa para casos
de afastamento do trabalho, uma proteção que assegura a manutenção do padrão de
vida de sua família enquanto você se recupera. Trata-se do seguro DIT, sigla
que se refere a Diária de Incapacidade Temporária. O nome é autoexplicativo:
esse tipo de seguro oferece o pagamento de uma remuneração durante o período em
que você está impedido de realizar sua atividade profissional.
Até mesmo as pessoas mais precavidas estão sujeitas a imprevistos no dia a dia. O Carlos Eduardo, por exemplo, se alimenta bem, pratica atividades físicas várias vezes por semana e está em ótima condição de saúde. Só que foi justamente em uma de suas atividades favoritas que ele acabou se deparando com uma situação inesperada. Enquanto jogava tênis no clube, ele torceu o pé de forma muito brusca. Resultado: ficou com o tornozelo imobilizado e terá de passar quatro semanas sem caminhar.
Uma proteção importante ao
seu orçamento
Profissional da área médica, o Carlos Eduardo não tem como exercer sua
atividade com essa limitação de movimentos. Consultas e cirurgias precisaram
ser canceladas, e seu consultório ficará fechado durante todo o período de
recuperação. Felizmente, ele poderá cuidar do pé sem esquentar a cabeça: como
já tinha um seguro DIT, o Carlos Eduardo receberá um valor que cobre todas as
suas despesas enquanto estiver com o pé imobilizado. Ou seja: apesar de não
estar trabalhando, seu orçamento não será prejudicado.
Caso não tivesse contratado essa apólice, ele certamente precisaria recorrer às suas reservas financeiras, optando entre sacar o dinheiro que estava reservado para as próximas férias ou resgatando algum investimento que estava rendendo muito bem. Como se vê, o DIT pode fazer toda a diferença, principalmente para os profissionais que são donos de sua própria clínica ou consultório. Vale destacar que o seguro atende perfeitamente às suas necessidades, já que você pode contratar uma apólice sob medida para você.
DIT atende suas
necessidades individuais
Em caso de impedimento de trabalhar, o seguro DIT oferece a remuneração que
você escolher. Ou seja: você informa o valor que precisa receber para cobrir
todas as suas despesas e o valor da apólice é calculado com base nesse montante.
E se você ainda não conhece esse tipo de seguro, fique sabendo que a relação
custo-benefício do DIT é muito atraente. Uma proteção tão importante, capaz de
proteger seu patrimônio e seus investimentos, é muito valiosa – mas o valor que
você acaba aplicando no DIT é bastante acessível.
Outra vantagem significativa é a agilidade do processo. Enquanto na Previdência Social quem sofreu algum tipo de acidente precisa de muita paciência para encarar a burocracia e receber seu benefício, no caso do seguro DIT tudo transcorre de forma muito mais simples. Superado o período de carência, que pode ir de 30 a 180 dias, o segurado pode passar a receber os valores previstos na apólice a partir do oitavo dia de afastamento do trabalho. Esse prazo é um dos itens que ficam à sua escolha no momento da contratação.
Um susto ainda maior – e
um longo afastamento
Vale lembrar que o seguro DIT oferece cobertura para o afastamento do trabalho
pelos mais variados motivos. O exemplo do Carlos Eduardo não é nada grave se comparado
a outras situações inesperadas que um profissional da área médica pode acabar
vivenciando. Um caso muito mais preocupante aconteceu há poucas semanas no
clube de campo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), onde um sócio
acabou sofrendo um infarto enquanto jogava futebol com os colegas de profissão.
Socorrido pelos outros sócios, o médico foi salvo com o uso de um desfibrilador cardíaco – equipamento que foi doado à SMCC pela Campinas Seguros. E apesar de ter sido atendido da melhor forma possível pelos demais médicos presentes ao local, é evidente que esse profissional precisará de um período de recuperação mais longo antes que possa retomar suas atividades normais. É mais uma prova da importância de se prevenir contra possíveis imprevistos, ocorrências que podem acontecer com qualquer um, a qualquer momento.
O Grupo Campinas valoriza seu bem estar
Conforme já mencionamos acima, até as pessoas mais precavidas estão sujeitas a alguma surpresa desagradável. Até porque algumas vezes esses imprevistos são causados pela imprudência de terceiros – e aí a pessoa que sempre zelou pelo seu bem estar e pela segurança dos outros é quem acaba sendo prejudicada. Nada melhor do que a sensação de segurança diante de possíveis acidentes ou problemas de saúde que podem acontecer a qualquer momento. Por isso, um seguro DIT acaba sendo um ótimo investimento.
A Campinas Seguros tem mais de duas décadas de experiência no atendimento aos profissionais da área médica. Nossa equipe pode indicar as melhores soluções para o planejamento de sua finanças, além da escolha dos melhores investimentos, da contratação de apólices de seguros e da contratação de consórcios. Não fique refém do acaso. Como a gente nunca sabe o que pode acontecer amanhã, é melhor se proteger hoje. Venha conversar com a gente e descubra quais tipos de seguros podem proteger você e sua família.