Você já investiu em um projeto profissional e acabou sendo prejudicado por atrasos e problemas que fugiram ao seu controle? É algo que acontece a todo momento em qualquer setor: o empreendedor aposta tudo em um plano mas tem de lidar com os equívocos cometidos por terceiros durante a execução de seu projeto. Pois bem: é justamente para isso que existe o seguro garantia, um tipo de cobertura feito sob medida para protegê-lo em casos desse tipo.
O seguro garantia pode se aplicar a inúmeros negócios e contratos, mas o objetivo é sempre o mesmo: assegurar o cumprimento de um compromisso assumido entre as duas partes. Na prática, significa uma proteção para quem contratou um serviço, garantindo que ele será cumprido – ou que, em caso de descumprimento, que o contratante seja devidamente ressarcido. Isso impede que o empreendedor fique na mão em caso de negligência ou incompetência.
Como funciona o seguro garantia?
Vamos tomar como exemplo o caso do Carlos Eduardo. Profissional liberal da área
médica, ele conseguiu expandir seu negócio a ponto de precisar construir uma
nova clínica, um investimento necessário para ele continuar crescendo e
atendendo mais pacientes. O problema é que, como todo mundo sabe, uma obra
quase nunca sai como você planejou. Atrasos e outros imprevistos costumam dar
uma grande dor de cabeça a quem topa encarar o desafio de empreender.
No caso específico do Carlos Eduardo, isso não significa apenas uma chateação, mas também um risco à sua atividade profissional. Afinal, se sua nova clínica não estiver pronta para funcionar dentro do cronograma, os pacientes não receberão o atendimento adequado, acarretando em remarcação de consultas e até na perda de clientes. Como se vê, um investimento desse tipo não está livre de risco, e cabe ao empreendedor minimizá-los, protegendo sua renda e patrimônio.
É aí que entra o seguro garantia. Digamos que o Carlos Eduardo tenha contratado uma empresa para construir sua clínica e não possa correr o risco de adiar sua mudança, já que precisa entregar o imóvel que ocupa atualmente. Ao contratar a apólice, ele consegue a garantia do contratado de que todos os termos acordados serão cumpridos, sob pena de ressarcimento. Ou seja: se a empresa que estiver construindo a clínica não cumprir o combinado, terá de pagar compensação.
As principais vantagens do seguro garantia
Vale destacar que o seguro garantia não serve apenas para inibir os atrasos em
uma prestação de serviços, mas também proteger o contratante em diversos outros
aspectos, incluindo custos. Isso mesmo: você não vai correr o risco de ter o
custo de seu projeto inflacionado de forma inesperada, já que o contratante
precisa honrar os valores combinados. E isso serve para todos os outros
aspectos de um projeto – tudo o que estiver no papel precisa ser cumprido.
Um dos aspectos mais interessantes desse tipo de apólice é sua versatilidade. O seguro garantia costuma ser contratado tanto no setor público como no privado e funciona para praticamente qualquer caso de contratação de serviço ou acordo com fornecedor. Além disso, o seguro garantia pode servir para empresas de todos os tamanhos, ou mesmo pessoas físicas. Há diversos tipos de apólices, e você certamente será beneficiado por uma adequada ao seu caso.
Outras vantagens importantíssimas do seguro garantia são a rapidez na emissão e seu excelente custo-benefício. A seguradora pode emitir uma apólice desse tipo em questão de horas, e o valor costuma ser muito atraente porque a cobertura é sob medida. Bem diferente da modalidade conhecida como seguro fiança, que costuma exigir muita burocracia, ser pouco flexível e custar mais caro, além de comprometer o fluxo de caixa da empresa.
Como contratar um seguro garantia
O seguro garantia é firmado entre três partes: o contratado (ou tomador), o
contratante (ou segurado) e a seguradora. O contratado é quem vai fornecer os
bens ou serviços firmados no contrato – como, por exemplo, a empresa que
será responsável por construir uma nova clínica. É o contratado quem fica
encarregado de pagar o prêmio do seguro. O contratante ou segurado é quem vai
ficar protegido, obtendo a garantia do cumprimento do acordo.
Por fim, a seguradora, fica responsável pela parte operacional, intermediando o processo. É aí que entra a importância de ter uma bom corretor de seguros, alguém que vai conseguir indicar a empresa certa para emitir uma apólice que preencha todos os seus requisitos. E essa é uma das diversas áreas de atuação da Campinas Seguros, que já soma mais de duas décadas de experiência na prestação de serviços aos profissionais da área médica.
Caso você esteja pensando em construir um novo consultório, expandir sua clínica ou investir em qualquer outro projeto profissional, venha conversar com a nossa equipe. Além de orientá-lo sobre a contratação de um seguro garantia, podemos indicar o melhor caminho para você adquirir diversos outros tipos de proteção, como seguro garagista, seguro de responsabilidade civil para médicos e DIT, além de apólices que protegem os equipamentos de sua clínica ou consultório. Aguardamos seu contato!