Tesouro Selic: como funciona e qual é a vantagem em relação à poupança

O período de virada de ano serve para a gente reexaminar uma série de coisas – e isso pode valer também para a nossa estratégia financeira. Ao verificar as contas de 2019, você pode ter notado que as aplicações mais tradicionais tiveram um retorno muito decepcionante no ano que está chegando ao fim. É hora, portanto, de conhecer novas alternativas e buscar rendimentos superiores, protegendo seu dinheiro e estimulando o crescimento de seu patrimônio. A princípio, o cenário para 2020 não prevê mudanças drásticas, o que torna menos complicada a tarefa de achar opções mais vantajosas para iniciar o ano investindo de forma certeira.

Um dos aspectos da economia que influenciam de forma mais direta nas nossas finanças são os juros. Na última reunião de 2019, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por um novo corte na taxa básica de juros do país, de 5% para 4,5%. Já explicamos aqui no blog o que é a taxa Selic e como ela impacta no nosso dia a dia. Pois bem: diante dessa redução, ficou ainda mais importante procurar investimentos com melhor performance, evitando que suas reservas financeiras fiquem estagnadas. No contexto atual, não dá para ficar satisfeito apenas em acompanhar o ritmo da inflação, não é mesmo?

O que é o Tesouro Selic e como ele funciona
Uma das aplicações mais interessantes para quem busca melhor rentabilidade no momento é o Tesouro Selic. Trata-se de um título de dívida emitido pelo governo – e ele chama atenção por oferecer ótima flexibilidade no resgate e também pela facilidade na hora de investir. Por ter relação direta com a taxa básica de juros, o Tesouro Selic é uma opção muito indicada para quem pretende criar e manter uma reserva de emergência, protegendo seu dinheiro da desvalorização e ainda evitando riscos exagerados. Ele surge como uma alternativa bastante indicada às aplicações mais conhecidas do brasileiro, como a poupança.

O funcionamento do Tesouro Selic é simples. Nessa aplicação, quem investe está emprestando dinheiro ao governo, que usa esses recursos para bancar atividades do Estado e custear suas despesas. O investidor recebe seu aporte de volta com a remuneração correspondente à correção dos juros. O Tesouro Selic oferece um dos menores riscos do mercado financeiro, já que a única hipótese para você não receber seu dinheiro de volta é a quebra do governo – o que, mesmo com todos os defeitos do nosso poder público, é algo que tem chances remotas de ocorrer. A possibilidade de uma quebra de uma instituição privada é muito maior.

Quais são as vantagens do Tesouro Selic
A redução do risco é um grande atrativo desse investimento, mas está longe de ser o único ponto positivo do Tesouro Selic. Além da segurança, ele se destaca pela facilidade de resgate, com liquidez diária. Você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento e sem complicação. O Tesouro Selic também se destaca por ser uma aplicação fácil e que exige um aporte inicial pequeno – cada título custa por volta de R$ 100, ou seja, é um investimento acessível a todos. Por fim, vale destacar sua rentabilidade, que acompanha as oscilações da taxa básica de juros do país e protege seu dinheiro de possíveis reviravoltas no mercado.

O Tesouro Selic é recomendado para muitos perfis diferentes de investidor, mas dá para resumir seu público alvo da seguinte forma: trata-se da opção indicada para quem precisa proteger seu dinheiro de riscos e oscilações e contar com a possibilidade de resgatá-lo a qualquer momento, sem complicações. Ou seja: se você quer construir uma reserva de emergência para se precaver caso tenha de lidar com algum imprevisto, essa é uma ótima pedida. Se precisar cobrir uma despesa inesperada, você faz o resgate na hora, sem dificuldades. Graças a essa simplicidade, o Tesouro Selic também é indicado aos investidores iniciantes.

Escolhendo o melhor investimento para você
Apesar de ser uma aplicação simples, o Tesouro Selic tem alguns detalhes que merecem sua atenção. Como a tributação: ele está sujeito à cobrança de IOF, mas só se o investidor fizer o resgate no primeiro mês. Para esclarecer essa e outras particularidades do Tesouro Selic, uma ótima opção é procurar a orientação de um especialista. Os profissionais do ramo são as pessoas mais indicadas para apontar se um investimento é adequado para você. E esse é um dos serviços oferecidos pela Campinas Seguros, que tem mais de duas décadas de experiência no atendimento e prestação de serviços a profissionais da área médica.

Nossa equipe está à sua disposição para orientá-lo sobre diferentes tipos de investimentos, incluindo as aplicações com corretoras de valores e dicas para quem se interessa pelo conceito de desbancarização, mais uma forma de obter retornos superiores. Outras modalidades de investimento, como consórcio e previdência privada, também estão à sua espera. E se você não sabe ao certo como organizar suas finanças, podemos orientá-lo na elaboração do planejamento financeiro sob medida para você. Venha bater um papo com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a fazer seu dinheiro render mais.

Envie uma mensagem para CAMPINAS SEGUROS, preenchendo o formulário abaixo: